quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Bíblia: Palavra verdadeira de Deus!




Tantas vezes nós questionamos sobre a veracidade da Bíblia como Palavra de Deus, uma vez que foi escrita por homens de diversas épocas e culturas, certamente pecadores como todos os outros.
Diante disto, é preciso entender o que levou aqueles homens a documentar em seus livros tantos acontecimentos que influenciaram a vida do seu povo.
O autor Bíblico deixa-se conduzir pela sabedoria do Espírito Santo de Deus e coloca seus dons à disposição do Criador.
Como uma ave lançando-se ao vôo sabendo a direção a tomar, mas sem prever os ventos que irão guiá-la, nem os galhos onde irá repousar, assim também o escritor dos Livros Sagrados inicia sua obra com a intenção de falar de Deus para seu povo pelos acontecimentos que experimentou. E quando toma a decisão de se colocar à disposição de Deus se entregando ao serviço da Evangelização, é O Próprio Deus que o conduz.
O momento dedicado à escrita é semelhante ao bater de asas do pássaro, é a atitude do autor que se abandona como um instrumento de Deus para o anúncio do bem. É a vontade pessoal, mas os detalhes do vôo são dados pelo vento, forte ou suave, brisa ou tempestade. São as correntes de ar que conduzem as asas pelo azul do infinito do céu da mesma forma que a eterna sabedoria do Espírito Santo conduz os pensamentos e a mão do autor que escreve de Deus com o coração puro.
Por meio de simbologias e expressões próprias dos povos, cada livro vai se moldando para melhor compreensão das pessoas em suas respectivas épocas e regiões. É simplicidade e vivência popular, é experiência de vida e principalmente, é inspiração Divina.
Semelhante ao profeta que entrega sua voz a Deus, o autor Bíblico entrega cada palavra escrita ao Pai e o Senhor o honra com o discernimento e a sabedoria necessária para cumprir sua missão de Evangelizar.
É preciso lembrar que nenhum dos autores Bíblicos poderia imaginar a dimensão a qual tomaria sua obra, que perduraria por tantos séculos ainda Evangelizando depois de tanto tempo, mas ao Pai que pertence toda ciência, isso já não era oculto.
Aqueles homens escreveram naquela época para tocar seu povo, mas Deus tinha um plano mais grandioso para suas obras e inspirou-lhes a escrever para levar as mensagens do Criador ao longo dos séculos, por diversos povos e nações.
Todos os livros Bíblicos formam uma só Obra Sagrada, escrita pelos homens, mas inspirada por Deus.
É O Próprio Deus que fala por meio de nós homens, para nossa salvação. É a mensagem Divina que deve perdurar até o fim dos tempos.

Vejamos o que diz o Catecismo da Igreja a respeito das Sagradas Escrituras:

“As Sagradas Escrituras contêm a Palavra de Deus e, por serem inspiradas, são verdadeiramente Palavra de Deus.” (§135 CIC)

A Palavra de Deus fala de Si Própria:

“Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim.” (Jo 5, 39)

Nenhum comentário: