terça-feira, 30 de setembro de 2008

Bíblia: luz para nossas decisões políticas


”Mas escolherás do meio do povo homens prudentes, tementes a Deus, íntegros, desinteressados, e os porás à frente do povo, como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dezenas.” (Ex 18, 21)

Vivemos um tempo de decisões que irão influenciar nossas vidas durante pelo menos os próximos quatro anos e, às vezes, por um tempo muito maior. É hora de exercermos o direito de escolhermos nossos governantes, de vivermos a democracia. Iremos às urnas para elegermos prefeitos e vereadores e é preciso que estejamos conscientes de nossas escolhas.
Surgem pessoas com as mais variadas intenções almejando os cargos de líderes públicos e, por isso, faz-se necessário que tomemos uma posição favorável a este ou aquele candidato conforme suas propostas e sua experiência de vida. É importante buscarmos informações sobre a conduta destas pessoas perante as diversas situações e políticas da nossa realidade.
A Bíblia Sagrada por várias vezes nos mostra exemplos de grandes líderes do povo, desde os patriarcas, passando pelos reis e profetas até culminar no modelo perfeito que é Jesus Cristo, Rei dos Reis. Cada um em sua época, vivendo diferentes realidades e preocupações, mas sempre voltados para o bem estar de seu povo e para a paz em sua nação.
Que possamos hoje acolher o conselho dado pelo próprio Deus a Moisés para nossa vida, pois esta ainda é a vontade do Pai, de que surjam líderes íntegros, prudentes, interessados no bem comum e na lei celeste do amor fraterno. Busquemos na oração e na Palavra de Deus a base para nossas escolhas, a luz para nossas decisões.
Peçamos ao Criador para que possamos ver através das máscaras que muitos políticos usam para esconder sua verdadeira face enganando as pessoas, para que possamos ouvir o que se oculta nos discursos mentirosos visando agradar e ludibriar o povo e para que possamos sentir e discernir aquilo que é verdade e aquilo que é falso.
Como cristãos, temos o dever de defendermos a vida e de escolhermos representantes que a protejam, que possuam o mesmo afeto que temos pelos valores morais e éticos contidos na Lei de Deus, repudiando aqueles que se mostram favoráveis àquilo que fere nossa conduta, como a pornografia, a corrupção, a ambição, a morte.
Não podemos nos conformar com este mundo de mentiras e de práticas abomináveis aos olhos santos do Pai Celeste.
“A autoridade política deve desenvolver-se dentro dos limites da ordem moral e garantir as condições para o exercício da liberdade.” (§1923 – CIC).
É hora de escolhermos nossos representantes, aqueles que deverão lutar pelos nossos direitos, pelo nosso bem, e precisamos fazer boas escolhas, sem nos iludirmos com as aparências mentirosas, mas buscando a verdadeira proposta de cada candidato, aquela que está em seu coração e que só pode ser vista quando enxergamos com olhos de cristãos, iluminados pela Palavra e pela Graça de Deus. E então não teremos motivos para nos arrependermos de nossas escolhas.

“Fácil é ouvir a música que toca.
Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.” (Carlos Drumonnd de Andrade)


Emilsom Barbaresco de Sousa

(Texto cedido gentilmente pelo nosso colunista, à ele o agradecimento necessário)

Nenhum comentário: