segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A intercessão dos santos

A oração pelos irmãos e irmãs necessitados é muito comum na Bíblia, desde o Antigo Testamento, e continua sendo praticada com fervor. No entanto, podem os homens, mesmo após o término de sua peregrinação terrena, orar pelos pequeninos que lhes pedem sua intercessão?

“A intercessão dos santos. Pelo fato de os habitantes do céu estarem unidos mais intimidade com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por seguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxilio.” ( LG 49) – Catecismo da Igreja Católica.

Diante Daquele que é O Todo-Poderoso, os bravos que se banharam no sangue do Cordeiro Imolado recebem o direito de com Ele falar, de se expressar diante de Deus (Ap 6,9). Se assim não fosse, haveria algo errado em Sua Misericórdia Infinita ou em Seu Imutável Amor. Que Deus egoísta seria este que não recebe em sua Presença sequer aqueles que viveram (e morreram) por Seu Santo Nome? Seria o mesmo Deus que enviou seu próprio Filho para que os homens alcançassem a salvação, o Reino dos Céus? Que Rei seria este que não houve seus mais leais servos?
Deus é Amor, não vê aqueles que batalham por Seu Reino como servos, mas como amigos, e um amigo está sempre disposto a ouvir o que o outro tem a dizer, mesmo entre nós homens pecadores e imperfeitos como somos, quanto mais Deus, na plenitude perfeita de Sua Divindade.
Recebemos a graça de não perdermos nossa individualidade mesmo após a morte, como é visto no episódio da Transfiguração de Jesus (Mt 17), quando Moisés e Elias aparecem diante de Jesus. Também cremos que aqueles que abraçaram a luta pela santidade, que decidiram doar suas vidas por Jesus, estarão na presença de Deus (I Tes 3,13-14).
Aquele cujo amor pelos irmãos é tão grande que não termina com o fim de sua peregrinação terrestre, apresenta-se diante da Divina Misericórdia de Deus em nosso favor, seja pedindo conforto em nossas aflições, seja louvando conosco pelas conquistas, assim como fizeram Onias e Jeremias rezando pela vitória dos judeus diante de seus inimigos (II Mac 15,10-16).
Finalmente, é o próprio Cristo que ensinando por meio de uma de suas parábolas ( Lc 16,19-31) mostra o homem rico que, sofrendo nos tormentos do inferno, implora pela compaixão do Pai Abraão e pede pela ajuda de Lázaro.
Tenhamos a certeza de que os Santos, além de serem cristãos exemplares que merecem nosso respeito, também intercedem por nós junto a Deus Pai, se compadecem por nossos sofrimentos e se rejubilam com nossa alegria.

“Passarei o meu céu fazendo o bem sobre a Terra.” (S. Terezinha do Menino Jesus)


_ Saudades Celso Rodrigo, certamente agora está junto com todos os santos intercedendo por nós.

Nenhum comentário: