quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Bíblia: a vida guiada pelo Amor


"Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardades os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor." (Jo 15, 9-10a)
"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo." (Jo 15,12)

As sagradas escrituras desde o Antigo ao Novo Testamento dão testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo, contam a história da Salvação do povo de Deus, da libertação, da vitória definitiva sobre o Mal.
Ainda no Antigo Testamento, quando os israelitas vacilavam na fé, mesmo depois de todas as maravilhas realizadas pelo Pai libertando-os dos grilhões do Egito, Moisés recebe os Divinos Mandamentos que deveriam guiar aquelas pessoas a uma vida centrada no amor, abandonando assim várias condutas pessoais que desagradavam ao Criador, como a violência, o adultério entre outras práticas que foram abominadas por Deus.
Depois, no Novo Testamento encontramos Jesus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Filho de Deus Pai, Deus Verdadeiro, que vem aprimorar a Lei dada a Moisés, não apenas falando como se deve viver o amor, mas experimentando-o até as últimas conseqüências pela humanidade. Ele mesmo dá o maior testemunho do Amor de Deus pelos homens, sofrendo o martírio da cruz para nossa redenção e ensina que esta é à medida que se deve amar.
As Sagradas Escrituras trazem até nós essa mensagem de Deus, que é Amor, e que nos ensina a amar. Pelo amor Cristo venceu a morte e, somente pela força do amor, sua Igreja venceu todas as dificuldades e perseguições, e perdurou ao longo dos séculos. Apenas pela vivência do amor incondicional a Deus e do amor mútuo entre os homens, o mundo pode encontrar a paz. Esta é a mensagem que Deus nos traz por meio dos autores bíblicos: viver pelo Amor e para o Amor.
Jesus é o caminho para encontrarmos a felicidade de vivermos em paz. Sendo Ele Deus, é Amor. É trilhando a estrada segura do Amor Verdadeiro que encontramos o real sentido de viver.
Em cada trecho bíblico nos deparamos com o legado deixado como herança para a humanidade por Deus, que se fez homem e habitou entre nós e que pôde perceber com seu próprio coração a capacidade que temos de amar. É a Palavra de Deus que nos ensina o Amor como a fonte de vida e salvação.
No Livro Sagrado é onde encontramos a voz do Pai guiando seus filhos à Morada Eterna por meio de uma vivência baseada no amor e cabe a cada um de nós deixarmos que Deus direcione nossa vida ao Reino Celeste por meio de sua Palavra.

“A Igreja sempre venerou as divinas Escrituras da mesma forma como o próprio Corpo do Senhor: ambos alimentam e dirigem toda vida cristã.” (§ 141 CIC)

Nenhum comentário: