quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sobre esperança...

Estamos chegando ao final de mais um ano. Quantas vezes neste ano vimos a face do desespero humano. Quantas tragédias e absurdos testemunhamos causadas por pessoas que já não sabiam o que fazer com sua própria vida, por não esperar nada de si mesmo.
Desespero é ausência total de esperança. Uma pessoa desesperada não acredita que possa conseguir mais nada, não tem nada a perder, porque acredita não ter nada mais a conquistar e que nada que já possua possa lhe proporcionar algo valioso.

A falta de esperança é o maior mal que a humanidade enfrenta hoje.
É a falta de esperança nas pessoas de encontrarem alguém que possa fazer com que se sintam satisfeitas pelo resto da vida que leva o mundo a uma proliferação do vírus da AIDS. São jovens e adultos que buscam o prazer sexual sem responsabilidade e sem perspectiva de encontrar amor neste ato. São casais que não guardam a fidelidade, que traem até mesmo a pessoa que dorme ao lado todos os dias.

É da falta de esperança que nasce a depressão. Doença que está enraizada em todos os setores da sociedade, que não distingue ricos e pobres, jovens, velhos e até mesmo crianças.
Aqui devemos ater nossa reflexão um pouco mais. Quando vemos nossas crianças sofrendo por depressão, afirmamos que elas perderam a esperança e isso é muito sério. É na criança que está os grandes sonhos da vida, os desejos e anseios de um futuro mais belo. Onde estamos ensinando nossos pequeninos a depositarem sua esperança?
Aprendemos a depositar nossa esperança em uma empresa, em um cargo profissional, em lideres espirituais, em uma pessoa especifica, esperamos que tendo isto seremos satisfeitos e quando ocorre algum imprevisto, quando a empresa entra em falência, quando o líder espiritual é corrupto, quando a pessoa nos deixa, o mundo desaba. Colocamos toda nossa esperança em coisas incertas e exteriores a nós mesmos e transmitimos isso às crianças.

Quando criança, aprendi que DEUS está sempre olhando por mim e que, não importa como estejam as coisas, se eu trabalhar duro e tiver fé, vai melhorar. É preciso que o mundo reaprenda isto. A esperança deve ser depositada naquilo que não é passageiro, que não decepciona. Acreditar que ainda existem pessoas de coração puro, acreditar em mim mesmo e, sobretudo, acreditar na graça infinita de DEUS.
Mesmo que se percam tudo, se houver essa esperança é possível recomeçar. Acreditar que meu trabalho é importante, que sendo bom encontrarei pessoas boas e que DEUS me dará as graças necessárias para reconstruir minha vida.
Diz o ditado: “ a esperança é a última que morre”. Devemos ir ainda mais além, a esperança não deve morrer nunca em nosso coração, deve ser imortal. É preciso torná-la eterna e infinita e depositá-la em DEUS.

Colocar toda esperança em DEUS não significa ficar de braços cruzados esperando uma chuva de bênçãos e milagres, mas acreditar que o CRIADOR nos dará a sabedoria e a força necessária para fazer aquilo que é preciso.
Viver a esperança é experimentar a fé. É saber que o mundo começa a ficar melhor quando eu volto minha vida para DEUS, quando eu começo a transformar meu coração para que ele se assemelhe ao de CRISTO.

“A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.” (Hebreus 11,1)

Um comentário:

Raquel disse...

Compartilho destes mesmos pensamentos que você postou aqui.
Devemos esperar somente no Senhor, pois só Ele conhece verdadeiramente as nossas dores, as nossas angústias, os desertos que atravessamos, os nossos sofrimentos. Só Deus sabe o porquê de cada lágrima que escorre no nosso rosto. Mas "a dor faz parte do cultivo dessa fé", nenhuma provacão é maior do que Deus, Ele tem um propósito pra cada filho, nenhuma cruz é pesada demais. Ele está sempre conosco, nos levando nos braços nas formas mais variadas, seja num sorriso, num abraço, num olhar cúmplice, Ele nos envia amigos, verdadeiros anjos que nos dão consolo e trasmitem confiança, mas antes de tudo devemos esperar e confiar no Senhor. Ele jamais nos abandonará, talvez nós humanos, que somos frágeis, alguns momentos nos distanciamos Dele, mas Ele, Ele nunca nos desampara, nem tampouco nos decepcionará.

"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." (Jeremias 17, 5-10)

PS.: Escreve mais aqui. Suas palavras tem força.
Abraço.